terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pai...meu querido, meu velho, meu amigo !

Esses seus cabelos brancos, bonitos, esse olhar cansado, profundo me dizendo coisas, num grito, me ensinando tanto do mundo...e esses passos lentos, de agora, caminhando sempre comigo, já correram tanto na vida, meu querido, meu velho, meu amigo...
Sua vida cheia de histórias e essas rugas marcadas pelo tempo, lembranças de antigas vitórias ou lágrimas choradas, ao vento... sua voz macia me acalma e me diz muito mais do que eu digo, me calando fundo na alma, meu querido, meu velho, meu amigo...
Seu passado vive presente nas experiências contidas nesse coração, consciente da beleza das coisas da vida, seu sorriso franco me anima, seu conselho certo me ensina, beijo suas mãos e lhe digo, meu querido, meu velho, meu amigo...
Eu já lhe falei de tudo, mas tudo isso é pouco diante do que sinto...olhando seus cabelos tão bonitos, beijo suas mãos e digo, meu querido, meu velho, meu amigo...


O QUE PENSAMOS DO PAI, ENQUANTO CRESCEMOS E ENVELHECEMOS :

1 ano de idade: "papá...papá !"

4 anos de idade: “O papá sabe fazer qualquer coisa!”

5 anos de idade: “Meu pai sabe um bocado de tudo!”

6 anos de idade: “Meu pai é mais inteligente do que o teu!”

8 anos de idade: “Meu pai não sabe exatamente tudo!”

10 anos de idade: “Antigamente, nos tempos do meu pai, certamente as coisas eram diferentes!”

12 anos de idade: “Bem, claro que meu pai não sabe tudo sobre isso. Ele está muito velho para lembrar-se de sua infância!”

14 anos de idade: “Não dê atenção ao meu pai. Ele é muito antiquado!”

21 anos de idade: “Quem, ele? Ah, ele está completamente desatualizado!”

25 anos de idade: “Meu velho sabe um pouco sobre isso. Também pudera! Já faz um tempão que ele nasceu!”

30 anos de idade: “Talvez devia perguntar ao velho o que ele acha. Afinal de contas, ele tem um bocado de experiência!”

35 anos de idade: “Eu não vou fazer nada sem antes conversar com o meu velho!”

40 anos de idade: “Imagino como meu velho vai tratar disso. Ele é tão sábio e tem uma enorme experiência!”

50 anos de idade: “Daria tudo para ter meu pai aqui agora para podermos conversar sobre isto. Ele era tão sábio e eu nunca lhe dei o devido valor. Que pena! Poderia ter aprendido muito com ele!”

Sem comentários: